Normas para anais

1. Normas para o resumo 

Apresentar o título do trabalho em maiúsculas, centralizado e em negrito. Usar um espaço duplo entre o título do resumo e o(s) nome(s) do(s) autor(es), acompanhado da sigla da instituição entre parêntesis. Conter de 200 a 400 palavras (sem contar título e palavras-chaves), sem parágrafo. Ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.  Depois do corpo do resumo usar espaço duplo e inserir de três a cinco palavras-chaves.

2. Normas para o trabalho completo

- Os textos, após adequação às normas dos Anais, deverão ser enviados no formato Word for Windows 97-2003, impreterivelmente, até o dia 15 de dezembro de 2011, para o e-mail conlid.uern@yahoo.com.br. 

Os trabalhos devem ser apresentados na seguinte sequência: título do trabalho (em maiúsculas, centralizado, em negrito), uma linha abaixo deve(m) aparecer o (s) nome(s) do(s) autor(es) (alinhado(s) à direita) com nota de rodapé marcada por asteriscos especificando o tipo de vínculo e instituição a que pertence(m) o(s) autor(es), uma linha abaixo segue o texto (alinhamento justificado). 

- Subtítulos: sem adentramento, apenas com iniciais maiúsculas, em negrito, numerados em numeração arábica. A numeração não inclui a introdução e a conclusão (quando houver) e as referências.

Os textos devem ter entre 8 e 12 páginas do tipo A4 e devem observar a seguinte formatação:

- Margens superior, inferior, direita e esquerda de 2,5 cm;

- Uso da fonte Times New Roman, 12, espaço 1,5, exceto para as citações com mais de três linhas;

- Para as citações com mais três linhas uso da fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples com recuo de 4 cm;

- As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas;

- Deve-se evitar o uso de notas de rodapé. Mas, em casos de extrema necessidade, elas devem vir numeradas em arábico no fim da página e não devem ser longas; 

- As indicações bibliográficas especificadas depois das citações seguem a forma sobrenome do autor em maiúsculas; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o(s) número(s) dessa(s); ponto. Exemplo: (FOUCAULT, 2004, p.50) Para os casos em que não houver menção da página, utilizar a forma autor, data da publicação. Exemplo: (FOUCAULT, 2004). Já para diferentes títulos de um mesmo autor publicados no mesmo ano, usar letra depois da data de publicação. Exemplo: (MOTT, 2000a; MOTT, 2000b);

- Figuras, fotografias, gráficos e tabelas deverão ser utilizados no corpo do texto;

- As referências, apresentadas ao final, deverão seguir as normas da ABNT e conter apenas as obras referidas ao longo do texto.

- Para livros, as referências deverão ter o seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em itálico. Local de publicação: Nome da Editora, Data de publicação. Exemplo: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

- Para capítulos de livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome (Org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Nome da Editora, Data de publicação, página inicial-página final. Exemplo: LIMA, Sheila. Tradução: um diálogo às avesssas? In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção de sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 2005, p.340-350.

- Para artigos publicados em revistas e periódicos, deverão ter o seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico, série do periódico, Local de publicação, v. Volume do periódico, n. Número do periódico, p. Páginas em que está presente o artigo, data. Exemplo: SILVA, Francisco Paulo da. Enfoques de gênero e sexualidade. Cadernos de Educação (UNESP). Araraquara v.1, n.17, p. 90-102, 2009.

- Para dissertações, teses e monografias: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do texto em itálico. Dissertação de Mestrado (ou Tese de Doutorado, ou Monografia de Gradução, ou Monografia de Especialização). (Nome do Programa), Departamento, Universidade, Local, ano. Número de páginas. Exemplo: MACIEL, Lucas. Gênero e estilo nas melhores redações do vestibular Unicamp. Dissertação de Mestrado. (Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada). Departamento de Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008. 185p.

- Para documentos on-line: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do texto. Disponível em: cita o endereço do documento. Acesso em: (informar a data de último acesso). Exemplo: STREET, Brian. Abordagens de gêneros para letramentos acadêmicos? Disponível em <http://wac.colostate.edu/siget/rbla/street.pdf>. Acesso em 28 de setembro de 2011.

- Os textos devem ser encaminhados com revisão prévia;

- Os textos enviados serão avaliados pelo comitê científico do evento. 

OBSERVAÇÃO FINAL: A desconsideração das normas implicará a não aceitação do trabalho.