Grupos de trabalho
1. MEMÓRIA, HISTÓRIA E
FICÇÃO: A MULTIPLICIDADE DO DISCURSO LITERÁRIO
Proponente: Prof. Ms. Marcos Vinicius
Medeiros da Silva
Prof. Ms. Pedro Fernandes de
Oliveira Neto
correio eletrônico: gt1conlid@yahoo.com.br
Ementa: Com este Grupo de Trabalho desejamos
propiciar à comunidade acadêmica, aos profissionais e aos estudantes de Letras
e áreas afins a oportunidade de discutir, de forma abrangente e crítica,
questões concernentes à multiplicidade do discurso literário. Assim, tendo como
foco a prosa ou poesia, aceitam-se trabalhos que tratem de questões ligadas à
memória, à história, às identidades, trânsitos e fluxos dos sujeitos na
literatura.
[Ir para a programação]
[Ir para a programação]
2. ESTUDOS DE TRADUÇÃO
Proponentes Prof. Ms. Nilson Roberto
Barros da Silva
Prof. Ms. Emílio Soares Ribeiro
correio eletrônico: gt2conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho
almeja a socialização de pesquisas recentes envolvendo tradução. Inclui
trabalhos sobre Tradução Literária, Tradução e Ensino, Tradução Audiovisual,
Tradução e Linguística de Corpus, Tradução Intersemiótica, entre outros.
[Ir para a programação]
[Ir para a programação]
3.
DISCURSOS E PRÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS
Proponentes: Prof. Dr. José Roberto
Alves Barbosa
Prof. Dr. Marcos Nonato de
Oliveira
correio eletrônico: gt3conlid@yahoo.com.br
Ementa: Esse Grupo de Trabalho
discutirá temáticas relacionadas às práticas discursivas de professores, alunos
e materiais didáticos no contexto de ensino-aprendizagem de inglês.
[Ir para a progamação]
[Ir para a progamação]
4. GÊNEROS DO DISCURSO,
AUTORIA E ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Proponentes: Profa. Ms. Hubeônia Morais
de Alencar
Prof. Ms. Lucas Vinício de
Carvalho Maciel
correio eletrônico: gt4conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho
pretende reunir pesquisas que versem sobre a temática dos gêneros
textuais/discursivos, do dialogismo, da autoria e do estilo, a partir de uma
perspectiva bakhtiniana. Procuramos congregar estudos teóricos sobre essas
questões, assim como pesquisas voltadas à discussão das práticas de
ensino/aprendizagem de produção textual em espaços escolares e acadêmicos, no
sentido de suscitar reflexões sobre o papel do professor no exercício
pedagógico.
[Ir para a programação]
[Ir para a programação]
5. ESTUDOS ARGUMENTATIVOS DO
DISCURSO
Proponentes: Prof. Dr. Gilton Sampaio
de Souza
Profa. Ms. Rosa Leite da
Costa
correio eletrônico: gt5conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho
pretende reunir estudos que reflitam sobre os processos argumentativos da
linguagem, podendo envolver perspectivas teóricas de argumentação na língua
e/ou no discurso, considerando a função social da linguagem, os possíveis
interlocutores, os gêneros discursivos e/ou os contextos focalizados, as
condições de produção e o caráter dialógico da linguagem.
[Ir para a programação]
[Ir para a programação]
6. COMUNICAÇÃO, CULTURA E
SOCIEDADE
Proponentes: Profa. Ms. Márcia Pinto
Profa. Ms. Janice Leal de
Carvalho
correio eletrônico: gt6.conlid@yahoo.com.br
Ementa: O Grupo de Trabalho aceita pesquisas que discutam efeitos culturais das práticas midiáticas, genealogia da
cultura a partir dos meios de comunicação, processos comunicacionais, uso e
consumo midiático, gêneros e linguagens midiáticas e estudos que articulem
mídia memória e sociedade.
[Ir para a programação]
[Ir para a programação]
7. SUJEITOS, IMAGINAÇÃO
POÉTICA E PRÁTICAS COTIDIANAS
Proponente: Profa. Dra. Karlla
Christine Araújo Souza
Profa. Ms. Luzia Ferreira Pereira Eneas
Profa. Ms. Luzia Ferreira Pereira Eneas
correio eletrônico: gt7conlid@yahoo.com.br
Ementa: O propósito deste Grupo de
Trabalho é congregar trabalhos de diferentes áreas do conhecimento capazes de
fazer dialogar estudos e pesquisas em torno da condição do sujeito humano (seja
por meio da ficção ou da análise empírica), das múltiplas manifestações
artísticas/literárias que são produtos e produtoras de imaginação poética, bem
como de diferentes práticas sociais cotidianas desenvolvidas com base em um
conjunto de saberes e experiências de vida.
[Ir para a programação]
[Ir para a programação]
8. TRABALHOS EM ANÁLISE DO
DISCURSO: ABORDAGENS, OBJETOS E MÉTODOS
Proponentes: Profa. Dra. Francisca Maria
de Souza Ramos Lopes
Profa. Dra. Marcília Luzia
Gomes da Costa
correio eletrônico: gt8conlid@yahoo.com.br
Ementa: O Grupo de Trabalho
propõe-se a discutir pesquisas voltadas para a descrição e interpretação de
enunciados em diferentes domínios discursivos e materializados em diferentes
linguagens (verbal e/ou imagética) com foco para análise dos modos de
circulação e produção de sentidos dos enunciados, a relação memória, história e
efeitos de sentido, mecanismos de produção de identidades na atualidade, a
relação práticas discursivas e modos de subjetivação na contemporaneidade.
[Ir para a programação]
[Ir para a programação]
9. OLHARES PARA O
ENSINO/APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Proponentes: Profa. Ms. Maria Solange de Farias
Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior
Profa. Ms. Márcia Socorro Ferreira de Andrade
correio eletrônico: gt9conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho
visa discutir pesquisas na área de ensino/aprendizagem do espanhol como língua
estrangeira, principalmente relacionados a estudos de interlíngua, tradução,
métodos e abordagens aplicados ao ensino de ELE, material didático, estratégias
de ensino/aprendizagem, como também discutir aspectos interculturais envolvidos
no ensino desta língua.
[Ir para a programação]
[Ir para a programação]
10. DISCURSOS E PRÁTICAS NO
CAMPO DA EDUCAÇÃO
Proponentes: Profa. Dra. Maria do
Socorro da Silva Batista
Profa. Dra. Arilene Maria
Soares de Medeiros
Profa. Ms. Francisca Otília
Neta
correio eletrônico: gt10conlid@yahoo.com.br
Ementa: Entendendo a educação como
um campo de investigação multi e interdisciplinar, a presente proposição do GT,
no âmbito do II CONLID - Colóquio Linguagem e Discurso, pretende
suscitar discussões em torno dos novos paradigmas no campo da pesquisa
educacional, os quais têm provocado reconfigurações tanto no plano dos
discursos quanto no das práticas educativas. Sob os enfoques dos novos
paradigmas, a realidade da educação na atualidade, seja na perspectiva do
currículo, da formação, das políticas, da gestão, do ensino-aprendizagem e da
avaliação, tem provocado desafios diversos sob os quais os sujeitos escolares
precisam constantemente redimensionar seus saberes e práticas.
[Ir para a programação]
Proponentes: Prof. Ms. Helder Pereira Alves
Prof. Esp. Carlos Batista
correio eletrônico: gt11conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho tem por objetivo discutir questões relacionadas à transmissão da linguagem musical em contextos distintos. Considerando as diferentes situações em que ocorre o ensino de música e sua relação com seu entorno cultural, este espaço tem como foco debater a respeito das diferentes possibilidades, processos e situações pedagógicas, considerando-as como recursos didático pedagógicos possíveis de serem utilizados em sala de aula.
[Ir para a programação]
[Ir para a programação]
11. A LINGUAGEM MUSICAL NUMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS
Proponentes: Prof. Ms. Helder Pereira Alves
Prof. Esp. Carlos Batista
correio eletrônico: gt11conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho tem por objetivo discutir questões relacionadas à transmissão da linguagem musical em contextos distintos. Considerando as diferentes situações em que ocorre o ensino de música e sua relação com seu entorno cultural, este espaço tem como foco debater a respeito das diferentes possibilidades, processos e situações pedagógicas, considerando-as como recursos didático pedagógicos possíveis de serem utilizados em sala de aula.
[Ir para a programação]
12. O
ETHOS MUSICAL: A MÚSICA E SUA INTERAÇÃO SOCIAL
correio eletrônico: gt12conlid@yahoo.com.br
Proponentes: Prof. Ms. Henderson J. Rodrigues dos Santos
Profa. Ms. Luz Yanaina Alvarez Campos Rodrigues
Ementa: Este Grupo de Trabalho tem por objetivo reunir comunicações que tratem do uso da música como ponte de criação de relações
sociais, bem como a interação desta arte com a tecnologia, filosofia,
sociologia, política, lógica, matemática, cognição entre outras. O objetivo
principal é compreendermos como se dá a interação entre linguagem musical e os
vários campos de atuação e conhecimento social, como os transforma e como é
transformada e como contribui para criar novas perspectivas de ações.