1º Dia – 01 de dezembro de 2011 – Quinta-feira
MANHÃ
9h
A formação de conceitos e o ensino-aprendizagem da linguagem: um estudo
colaborativo com licenciandos-docentes, mediado pela metodologia de elaboração conceitual
Marlucia Barros Lopes Cabral
Francisco Canindé da Silva
Maianny Guimarães Santiago
9h20min
A interdisciplinaridade no espaço escolar: um olhar sobre o fenômeno
Emerson Augusto de Medeiros
Edinária Marinho da Costa
9h40min
Caminho metodológico de uma pesquisa on-line em Educação
Eugênio Paccelli Aguiar Freire
10h
Formação em Letras: o que dizem as ementas de Literatura?
Afrânio Gurgel de Lucena
10h20min
Formação dos professores para o uso das mídias
Maria de Fátima de Lima das Chagas
José Válter Rebouças
10h40min
Discussão dos trabalhos
TARDE
14h
O que avaliam os professores e o pretendem avaliar – uma análise das questões
propostas em uma avaliação de língua portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental
Míria Helen Ferreira de Souza
Disneylândia Maria Ribeiro
14h20min
O desafio da relação: informática e alfabetização
Cristhiane Marques de Oliveira
Frank Werlly Mendes de Brito
14h40min
Práticas de leitura: um estudo de caso
Barthyra Cabral V. de A. Claudino
Barbara Cabral Ferreira
15h
Abordagem singularizadora da sociopoética na educação: o conflito como
agenciamento maquínico
Sandro Soares de Souza
15h20min
A poesia nos educa
Gilmar Leite Ferreira
15h40min
Ensino de língua portuguesa: análise da prática por alunos em situação de
estágio
Alessandra Cardozo de Freitas
Marco Antonio de Carvalho Lopes
16h
Discussões dos trabalhos
2º Dia – 02 de dezembro de 2011 – Sexta-feira
MANHÃ
8h
Gestão democrática da escola pública: o administrativo e o pedagógico em
discussão
Ciclene Alves da Silva
Arilene Maria Soares de Medeiros
8h20min
O ensino de língua portuguesa em Ciências e Tecnologia: experiências de
monitores que são graduandos de Letras
Taynã Cavalcanti de Paiva
8h40min
O professor e as multimídias aplicadas em sala de aula
Frank Werrly M. de Brito
Cristhiane Marques de Oliveira
9h
Língua materna e Matemática: uma relação interdisciplinar
Franceliza Monteiro da Silva Dantas
9h20min
Discussão dos trabalhos
SESSÃO EXTRA
8h
A atividade programada seminário de tese: relato de uma experiência
Francisca de Fátima Araújo Oliveira
8h20min
A problemática ambiental no contexto da globalização: desafios para a
educação
Maria do Socorro da Silva Batista
8h40min
(Des)caminhos na formação de leitores da Educação Básica
Francisca Lúcia Barreto de Lima Soares
Eudayzia Mateus Lins
Marília Costa de Souza
9h
Educação para o trânsito: políticas e práticas na formação de condutores
de veículos
Klébia Ribeiro da Costa
9h20min
Discussão dos trabalhos
TARDE
14h
A integração dos recursos tecnológicos no ensino de Jovens e Adultos:
desafios e perspectivas
Maria Francilene Câmara Santiago
Francisca Otília Neta
14h20min
Compreensão leitora de alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual
do Ceará
José Edvaldo Ferreira Alves Neto
14h40min
Letramento digital e formação de professores: desafios e demandas da
ciber-cultura
Louize Lidiane Lima de Moura
Maria do Socorro Oliveira
15h20min
Educación y nuevas tecnologías: reflexiones para su puesta en práctica em
la sala de aula
Yordanys González Luque
15h40min
Discussão dos trabalhos